top of page

Glossário da Moda: os termos mais usados e seus significados

  • Foto do escritor: Duda Praes
    Duda Praes
  • 12 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

A moda é repleta de termos e ditados, e é importante desvendar cada um deles para compreender verdadeiramente essa indústria tão diversa. Para se manter atualizada e entender o significado dos principais termos da moda, confira o glossário que a TiF preparou para você!




Haute Couture (Alta-Costura)

Para ser considerada uma grife de alta costura, as marcas precisam atender a algumas regras estabelecidas pela Federação de Alta Costura e da Moda. Entre essas regras estão: ter um ateliê em Paris, criar peças totalmente à mão e de forma artesanal, ter modelos que são únicos e apresentar duas coleções por ano, com pelo menos 35 looks. Poucas marcas possuem esse título, como Chanel, Dior, Valentino, Schiaparelli, entre outras.


Ready to wear

"Ready-to-wear," ou "prêt-à-porter" em francês, significa "pronto para vestir." O termo refere-se às coleções que vão da passarela para as lojas, sendo criadas em tamanhos padronizados e disponíveis para compra de forma mais rápida e fácil.


Alfaiataria

Tradicionalmente, a alfaiataria se refere a uma roupa feita sob medida por um alfaiate. No entanto, hoje em dia, o termo é usado para definir peças elegantes, com bons cortes e um visual mais formal, como blazers, calças sociais e coletes.


Custom

"Custom" em inglês significa personalizado, ou seja, é aquela peça que foi feita especialmente para quem vai vesti-la. Nesse caso, pode ser tanto uma roupa criada do zero quanto uma versão modificada de uma peça já existente.


Styling

O styling de uma peça é a maneira como ela é usada ou estilizada, ou seja, como você combina a sua roupa e monta um look. Refere-se não só aos complementos da produção, mas também à maneira como você vai usar cada peça - o que chamamos de truques de styling são, justamente, as diferentes formas de usar uma mesma roupa.


Dress code

A tradução de "dress code" é "código de vestimenta", e nada mais é do que um conjunto de orientações que determinam qual roupa é mais adequada para cada ambiente e ocasião. Ao receber um convite para uma festa ou no seu local de trabalho, provavelmente você será orientada sobre o que pode ou não vestir: esse é o dress code!


Tredsetter

"Trendsetter" é uma pessoa criadora, influente e disseminadora de tendências. Aqui podemos falar desde plataformas especializadas até pessoas, sejam elas famosas ou não, que estão à frente do seu tempo e já sabem o que está por vir.


Avant-Garde

Avant-Garde é um termo que se refere a pessoas, ideias ou movimentos na moda que estão à frente de seu tempo, desafiando as normas estabelecidas. Isso se manifesta em criações ousadas e experimentais que buscam surpreender e inovar na indústria da moda. É a expressão do novo e do audacioso na moda.


Fast fashion

Fast fashion, ou moda rápida, é um jeito de fazer e consumir roupas que você provavelmente já conhece. É quando as lojas lançam roupas novas super rápido, seguindo as tendências mais recentes e vendendo a preços bem acessíveis. Assim, você pode se vestir de acordo com o que está em alta sem gastar muito.


Vintage

O termo "vintage" na moda vai além de uma simples referência ao passado; é uma janela para estilos e eras inspiradoras. Refere-se a peças com pelo menos 20 anos de idade, destacando-se pela autenticidade e significado histórico. Diferente do simples "usado", o vintage carrega uma aura de elegância atemporal, contando histórias e capturando a essência cultural de uma época.


Oversized

São roupas largas, confortáveis e que não seguem as proporções do corpo. O estilo começou a aparecer nas calças boyfriend, migrou para outras peças do guarda-roupa, e hoje já está no glossário de boa parte das marcas de moda.


Moodboard

Moodboard é um quadro com referências visuais e conceituais, que ajudam a construir todo o estilo de uma nova coleção. É muito usado por designers, logo nas primeiras etapas de produção, pois ele auxilia a definir as cores, texturas e modelagens das peças.


Gostou do assunto e gostaria de se aprofundar ainda mais? Abaixo, indicamos quatro livros com glossários de moda, vem ver!



Curtiu esse post? Compartilha com um amigo(a)!








Comentarios


bottom of page