John Galliano e sua importância para o mundo da moda
- Duda Praes
- 26 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
John Galliano é um dos estilistas mais revolucionários e importantes da história da moda. Sua trajetória extraordinária e visão única redefiniram os padrões estéticos e transformaram as passarelas em verdadeiras obras de arte.

Desde seus primeiros passos na indústria da moda, Galliano demonstrou uma paixão incomparável pela criatividade e inovação. Com passagens marcantes por casas de moda como Givenchy e, mais notavelmente, Dior, ele elevou a haute couture a novos patamares, imprimindo uma assinatura única em cada criação.
Sob sua visão, a Dior realizou desfiles históricos em que o céu era o único limite com as coleções exuberantes, exageradas e luxuosas (além de caríssimas).
Seus desfiles, para além das proporções infladas, saltos hiperestendidos e maquiagens surreais presentes nas modelos, eram por si só bem extravagantes. Eram vistas como verdadeiras experiências imersivas, além de trazer inspirações dos mais variados lugares. Por exemplo: em 1999 sua coleção foi toda inspirada no filme Matrix, que era sucesso absoluto na época.

Em seu período mais destacado (entre 1998 e 2005) as receitas da Dior triplicaram!
Mesmo após décadas de carreira, o impacto de John Galliano é evidente na forma como a moda é percebida e apreciada. Seu legado perdura, inspirando novos talentos a desafiar limites e a abraçar a individualidade na expressão criativa.
Hoje, ele está a frente da Margiela, uma das maisons mais apropriadas para suas criações. A história da label é feita de desfiles ousados, com o tipo de informação de moda que poucos entendem e aprendem a apreciar.
Além de seu trabalho, Galliano é uma figura intrigante. Seu estilo meio barroco, meio rococó e sempre dramático o transformou em um ícone entre os profissionais do ramo. Amigo íntimo de Kate Moss, Naomi Campbell, Amber Valletta, entre outras top models, Galliano tinha à disposição as melhores modelos do mundo para enriquecer seus shows.
Criativo e ousado, o couturier fez história durante 15 anos na casa Dior. Com modelagens e costuras impecáveis, Galliano foi rei. Em 2011, quando um vídeo onde ele declarava frases antissemitas foi divulgado, sua carreira enfrentou problemas. Foi liberado da Christian Dior, e perdeu momentaneamente seu posto de um dos melhores criadores que a moda já conheceu. Graças a seu trabalho extraordinário, o inglês se reergueu, e em 2015 ao se tronou diretor criativo da Margiela.
Independentemente de apreciar ou não o seu estilo, é inegável que John Galliano é uma figura histórica e impactante no mundo da moda!
Curtiu esse post? Compartilha com um amigo(a)!
Commentaires