top of page

O tema do Met Gala 2024

  • Foto do escritor: Duda Praes
    Duda Praes
  • 3 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

O Met Gala 2024, que acontecerá dia 6 de Maio, terá como tema: "Sleeping Beauties: Reawakening Fashion", ou em tradução livre, "Belas Adormecidas: O Despertar da Moda", e promete ser um espetáculo memorável, com looks deslumbrantes.


A ideia central é que os convidados possam ver e apreciar peças icônicas do acervo da instituição, sendo algumas delas jamais vistas antes. De acordo com o Costume Institute, filial do museu focada em moda e figurino, cerca de 250 itens do arquivo permanente do instituto serão exibidos de forma única e exclusiva durante o evento. Com essa proposta, podemos esperar anos de história, técnicas que moldaram a moda como a conhecemos e muitas referências atemporais.




Mas afinal, por que "belas adormecidas"?


O tema deste ano não está ligado a dorminhocas de plantão, mas sim a peças que estão guardadas há anos e não podem ser usadas novamente devido à sua extrema fragilidade. Porém, elas irão "despertar" para o Met Gala 2024. Estamos falando de itens como um corpete inglês da era elisabetana do século XVII assim como muitas peças dos ícones da moda como Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Hubert de Givenchy e outras personalidades aclamadas por décadas. Além disso, fortes nomes atuais, como Stella McCartney e Phillip Lim, também terão peças expostas. Estamos contando os minutos para ver esses looks icônicos!


Andrew Bolton, curador responsável pelo Costume Institute, compartilhou com a Vogue que "a moda é uma das formas artísticas mais emocionais devido à sua ligação com o corpo. Está imbuída de memória e emoções, e nos relacionamos muito com ela através dos nossos sentidos. Uma coisa que espero que este desfile ative é a apreciação sensorial da moda."



Bolton ainda acrescentou que a exposição será dividida em três zonas principais: Terra, Mar e Céu. Essa estrutura pretende traçar a evolução das atitudes em relação ao mundo natural, destacando o artesanato e a manipulação de materiais naturais na criação de peças de vestuário. Em uma entrevista, ele explicou: 'É uma homenagem à natureza e à poesia emocional da moda'.


De acordo com as informações divulgadas, muitos dos trabalhos antigos serão exibidos ao lado de peças contemporâneas, já que serviram como inspiração para muitos estilistas. A exposição incluirá elementos como inteligência artificial, projeções de luz e som, e outras formas de estímulo sensorial, criando um contexto único e imersivo para cada uma das peças.


Assim como nos demais anos, o evento será transmitido ao vivo na Vogue.com


Mal posso esperar para o dia 6 de Maio!


Curtiu esse post? Compartilha com uma amiga!


 
 
 

Comentários


bottom of page